Powered By Blogger

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

BURACO EM VIA PÚBLICA TEM CAUSADO MUITOS ACIDENTES COM MOTOCICLISTAS.

A imagem ao lado, mostra um buraco, mais precisamente um boeiro, com tampa, em desnível com o asfalto, devido ao fluxo intenso de veículos pesados, na Avenida Pedro Álvares Cabral com Avenida Dalva.
Na imagem, é possível notar claramente que este boeiro, está causando uma depressão na via, via está por onde passam motociclistas e ciclistas diariamente. 

É importante ressaltar, que tomamos conhecimento desta situação nesta via, devido a um dia, um de nossos moderadores, estar navegando em uma rede social, e visualizar a imagem de um ''amigo'', imagem está que mostrava o mesmo com ferimentos e em um hospital depois de sofrer um acidente, após a moto em que estava, perder o controle após passar neste ''buraco''.
   

Comprovamos que a distância, não é possível notar
a presença do boeiro no local.
Durante uma conversa pelo chat do facebook, ele nos relatou que ''ele fica invisível, só da pra ver quando ta em cima já'' , se referindo ao boeiro.

Nossa equipe foi até o local, e comprovou que realmente existe o boeiro, e que este é praticamente um ''buraco'' na via, e que a distância, como as imagens ao lado mostram, não é possível vê-lo, apenas nota-se que ele está ali quando já nos aproximamos.

Nossa equipe registrou imagens de diferentes ângulos, para comprovar que, a distância, realmente não é possível notar a presença do boeiro mais a frente.

Notamos que, mesmo motociclistas que estavam trafegando dentro do limite de velocidade permitido na via, que é de 60Km/H, tinham dificuldade ao frear ou até mesmo ao desviar do ''buraco'', devido o grande fluxo de veículos da via.

Outro fato que ainda nos surpreendeu, é que nem ao menos o local está sinalizado, nem tão menos existe um agente de trânsito ou educador no local, sinalizando ou orientando para evitar mais acidentes.


 É importante falarmos, que neste caso, a SEMOB - Secretaria Executiva de Mobilidade Urbana de Belém, não tem nenhuma responsabilidade com o buraco, a não se a obrigação, de por este estar localizado em uma via importante e de grande fluxo, de sinalizar o local.

Neste caso, a SEURB - Secretaria de Urbanismo de Belém, em conjunto com empresas responsáveis pelos boeiros e pelo asfalto nas ruas, realizar um trabalho de nivelar, ou seja, colocar no mesmo nível do asfalto. Juntamente com isto, a Prefeitura de Belém deveria tomar providências no que tange o recapeamento e fechamento imediato de buracos, principalmente nas principais vias de Belém.

A foto ao lado, é do motociclista que trafegava e que se acidentou. Ele foi atendido no local por uma ambulância do Corpo de Bombeiros, e levado a um hospital, onde foi consultado e avaliado, medicado, passou um tempo em observação, e após ser comprovado que nada mais grave lhe ocorreu, foi liberado, passa bem e se recupera em casa.

Mais aproveitamos a ocasião, para chamar a atenção dos órgãos que questionam que os gastos com internações e atendimentos a motociclistas em hospitais da rede pública são altos. 

Tudo bem, existem os condutores que são irresponsáveis, que dirigem imprudentemente, etc., mais estes órgãos, esquecem muitas das vezes, de um buraco que existe na via, que o motociclista ao desviar, é atingido por um veículo, ou que ao se deparar com uma lombada não sinalizada, freia, e é atingido por um veículo que vem logo atrás e não tem tempo de frear.

Estes e outros órgãos, tem que observar estes detalhes, pois se querem baixar os índices de acidentes e de atendimentos, que comecem sinalizando melhor as vias e melhorando as condições das mesmas, diminuindo a quantidade de buracos e desníveis, coisa que a Prefeitura de Belém só tem feito em ruas de conjuntos de bairros, e não nas principais vias da cidade que são as que mais precisam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário