Powered By Blogger

domingo, 9 de novembro de 2014

OPERÁRIOS TRABALHANDO SEM EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA (E.P.I.s).

Na tarde da última sexta-feira, 7, nossa equipe flagrou 3 operários realizando uma obra em cima do telhado de uma residência, localizada na Av. Pedro Miranda com Av. Alcindo Cacela, próximo a uma empresa de turismo.

Os 3 operários, trabalhavam caminhando sobre o telhado do local, sem nenhum equipamento de segurança, manuseando equipamentos e acessórios que seriam instalados no local.

Ficamos por alguns minutos observando os operários trabalharem, até que os mesmos, quando por motivo de clima, desceram do local.

Em nossa capital, durante os últimos meses, muitos foram os acidentes registrados com operários, seja em construção civil, seja em construção particular. O principal fator que causou estes acidentes foi o de os mesmos, não estarem utilizando EPI's -Equipamentos de Proteção Individuais, que trazem mais segurança para o trabalhador, e podem por exemplo, evitar uma queda.

Infelizmente, a cobrança para que os mesmos utilizem tais equipamentos, somente ocorre quando acontece uma morte, entretanto, quando o mesmo é contratado para um serviço, o mesmo não coloca em questão com o contratante sobre estes equipamentos de segurança.
Um exemplo são as fotos que flagramos acima, onde os trabalhadores estão sem nenhum equipamento, e a fiscalização somente alcança as obras da construção civil, como edifícios. 

Acreditamos que isso tem que mudar. Todas as obras, quando forem ser iniciadas, independentes da natureza, devem ser registras, e o órgão responsável deveria se utilizar deste registro para comparecer ao local para fiscalizar as condições de trabalho de todos.