Powered By Blogger

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

CALÇADA?! QUE CALÇADA?! SÓ VEJO LAGUINHOS, BURACOS E LIXO!

Quem nunca, ao andar pelas calçadas de Belém, se deparou com calçadas cheias de buracos, ou irregulares, ou piores, cheias de água? Esse é um drama vivido por milhares de pessoas nas ruas da capital e da RMB - Região Metropolitana de Belém.
Agora imagine uma situação pior: um deficiente visual, que necessita transitar por estas calçadas, imagine sua situação, seu risco... 
No Entroncamento, em um trecho entre o Conjunto Costa e Silva e a Avenida Tavares Bastos, o que corresponde a cerca de 200 metros (não tenho certeza), tive a infelicidade de em uma noite, registrar metros de calçada esburacados, que são verdadeiros depósitos de água e de lixo.
Acompanhe nas imagens abaixo:
Acima, o que seria a calçada de uma parada de ônibus, está do jeito que está! 

Abaixo, em plena Avenida Almirante Barroso, principal porta de entrada de Belém, as calçadas localizadas no Entroncamento estão do jeito que as imagens abaixo mostram. Confira:




Abaixo, um verdadeiro depósito de lixo em plena Almirante Barroso. Se você olhar atentamente as imagens abaixo, poderá notar até, peças de televisões e televisões que são descartadas de forma irregular, que além de ocorrer em plena Avenida Almirante Barroso, ocorre em frente aos CORREIOS localizado no mesmo perímetro. Confira:


A tristeza é maior, quando nos deparamos com cenas assim dia pós dia, e percebemos que providências não são tomadas. Um jovem, até pode ter facilidade para driblar essas barreiras do dia-a-dia, mais uma pessoa de mais idade, uma mãe com criança de colo ou com seus filhos, ou uma criança, certamente não teria essa facilidade, e essas pessoas poderiam vir a se arriscar, no meio da pista, poderiam se desequilibrar e cair na frente de um veículo ou ônibus, etc.
E aí fica aquela pergunta: Quem se responsabilizaria se uma pessoa fosse atropelada mediante estás condições das calçadas? Quem é o/a verdadeiro/a responsável para que reforme nossas calçadas?
Em nossas ruas, há quilômetros de calçadas necessitando de reparados, ainda mais visando os mais necessitados, como os deficientes visuais, e dessa forma, espero que Prefeitura de Belém e seu devido órgão responsável, assim como a alguns anos atrás fez, de reformar as calçadas, e como tem feito atualmente de asfaltar as ruas da cidade que precisam, comecem a olhar para este lado que está esquecido, que é um lado que necessitada tão, pois desta forma, a própria prefeitura, está impedindo o ir e vir do cidadão.