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quarta-feira, 27 de agosto de 2014

OPERAÇÃO CORUJÃO, E A VISTA GROSSA DA SEMOB!

Durante o último mês, a SEMOB - Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana, tem vistoriado as empresas de ônibus de Belém e Região Metropolitana. Durante a operação, denominada Operação Corujão, vários ônibus foram lacrados e somente poderão voltar a rodar quando tiverem seus problema resolvidos. Outras empresas foram completamente fechadas, por terem poucos ônibus e todos estarem em situação irregular, e as mesmas não terem condições de concertá-los.

Entretanto, mesmo depois da operação já ter sido feita em várias empresas, de ter lacrado vários ônibus e revogado a permissão de circulação de outras, ainda é possível nas ruas de Belém e região, encontrar inúmeras irregularidades. Veja só abaixo a lista extensa de irregularidades que nossa equipe encontrou: 
  
CN-305.12 UFPA-ICOARACI, da Empresa Marajoara (CN) , está sem dois bancos localizados no fundo do veículo, e outros vários quebrado, como confirmam as imagens abaixo:





CF-884.09 - ICOARACI-MARITUBA , da Empresa ViaNorte (CF), está sem dois bancos localizados também no fundo do veículo, próximo a porta traseira, e se repararem na alavanca vermelha, que é pra ser usada em casos de emergência, como um possível incêndio, está na posição incorreta, de cabeça para baixo, impossibilitando assim, seu uso. Ao conversar com Guilherme Sousa, autor da imagem e grande conhecedor de ônibus, ao ser questionado do que acha da situação do transporte público em Belém e Região Metropolitana, ele responde: ''É um descaso com o passageiro!''. Confira abaixo o registro:

Foto: Guilherme Sousa

BP-872.28 - ICOARACI-ALM.BARROSO , da Empresa Viação Princesa (BP), está com fiação exposta, muita sujeira, assentos quebrados e barras (feitas para a população se segurar) soltas/danificadas/quebradas, como mostram imagens e vídeos abaixo. 





CF-872.11 - ICOARACI-ALM.BARROSO (EXPRESSO), da Empresa ViaNorte (CF)
SEGUEM RELATOS DO DIA 23/08/2014, SOBRE ESTE VEÍCULO: ''Era 9h45 da manhã, cerca de 10 passageiros tentaram descer na esquina da Trav. 9 de Janeiro, de um ônibus da linha 872-Icoaraci-ALM.Barroso, e fizeram o tradicional "sinal" para que o motorista parasse, mas o motorista não parou na parada e seguiu viagem, parando somente na esquina da Av. Alcindo Cacela. 
Na Av. Aug. Montenegro, o mesmo motorista já dirigia com irresponsabilidade, não parando em diversas paradas ou parando fora do ponto. Na Via Expressa, atingiu uma velocidade aproximada de 78 Km/h. 
Fora esse fato, percebi que o mesmo não possui saída de emergência no teto, e que aquele botão vermelho que fica em cima da porta para que a porta abra sem necessidade que o motorista abra, ou seja, usada em caso de emergência, não existe. 
Outro fato é de que o ônibus está velho, sem condições de circulação, banco, pisos e tetos e laterais sujos, e vidros imundos.'' (Relatos de passageiros que desceram do mesmo e foram abordados logo após o fato).

CF-872.07 - ICOARACI-ALM.BARROSO, da Empresa ViaNorte (CF), com piso soltando e assentos soltos, com visível sinal de ferrugem no local destinado a fixação (possível verificar no vídeo abaixo). Confira:




AL-227.10 - SACRAMENTA-HUMAITÁ, da Empresa Monte Cristo (AL), estava com o validador com defeito, onde o mesmo ficava desligando e ligando. Por causa desse fato, ese veículo somente pode fazer linha até São Brás, enquanto sua linha se estende até o Ver-o-Peso. Na oportunidade, eu, Lucas, estava pessoalmente a bordo, e parabenizei o motorista pela atitude que ele estava tendo, de mesmo com problema, estava parando em todas as paradas onde faziam sinal, e informava que aquele veículo somente iria até São Brás por um problema, e que outro que iria até o Ver-o-Peso estava vindo logo atrás. Questionei com ele o porque de estar rodando com defeito, e ele informou que a empresa, através do fiscal, mandou que o carro fosse rodar somente até São Brás, deixando para que o problema fosse resolvido depois. Ou seja, a empresa só pensa em ganhar, e ganhar, e ganhar... 
Confira abaixo a imagem do validador que apresentou defeito, que vista em detalhes, pode-se reparar que já estava todo ''remendado'' com ''fitas'':


Então, está é só uma breve lista com alguns ônibus que estão circulando com irregularidades ''gritantes'' mesmo depois da tal operação, que ainda está sendo realizada. Com todas as pessoas que converso, todas falam do mesmo assunto, que essa operação está fazendo ''vista grossa'' para fiscalizar as empresas e seus ônibus. Você pode perceber que isso ocorre, quando lê uma notícia mais ou menos assim: ''Na empresa xxxxxxx, haviam 80 carros, destes 20 foram vistoriados, e 10 lacrados...'' VEJA SÓ: E os outros 60 veículos? Também não podem ter irregularidades? Na tarde desta terça-feira, 26, vi um veículo da Monte Cristo, AL-228, mas não reparei na numeração de frota, pois fiquei surpreendido pelo fato dele estar rodando ''lacrado'', pois o adesivo estava lá, bem grande no vidro da frente perto da porta: ''LACRADO''. 

Pois então, SEMOB, se é pra fazer, vamos fazer direito, vá, e fiscalize todos os 80, 100, 200 carros da empresa que tem que ser fiscalizados, para que esse tipo de situação não ocorra, pois corremos riscos e ainda sofremos falta de respeito todos os dias.