Powered By Blogger

terça-feira, 21 de outubro de 2014

OBRA, ENTULHO E LIXO NA RUA A BEIRA DO CANAL, E CAMINHÃO DESCARREGANDO AREIA E FECHANDO A VIA: CADÊ O ''SE TOQUE'' DAS PESSOAS LEMBRANDO QUE EXISTEM OUTRAS PESSOAS?

Na manhã desta terça-feira, 21, nossa equipe estava passando pelo canal da Travessa Antônio Baena, entre Travessa Curuzu e Avenida Marques de Herval, e em toda a extensão do percurso, o lixo que toma conta da beira do canal, nos chamou a atenção, mais nada comparado ao que vamos relatar agora.

Nas proximidades da Av. Marques de Herval, nos deparamos com a cena da imagem ao lado, onde o lixo toma conta de praticamente metade da rua, do outro lado da via, um caminhão, parado na contra-mão, está parado em frente a uma obra, descarregando areia.

É possível reparar, o pouco de espaço que sobra para que veículos transitem na via, além de não restar espaço algum nas calçadas para que pedestres transitem, obrigando a ambos, veículos e pedestres, a dividirem o mesmo espaço no meio da via.

É importante ressaltar, que se este lixo está acumulado no local, é porque a população o jogou no local, mais também é válido ressaltar que, se está acumulado, é porque não a coleta da empresa responsável pelo recolhimento a alguns dias. 


Somos a favor, de que, na beira de canais e comunidades e bairros onde o recolhimento seja mais demorado, ou seja, seja feito menos vezes por semana, sejam construídos locais específicos onde a população deposite o lixo e o entulho, incentivando dessa maneira que o povo não atire os mesmos dentro dos canais, onde são gastos milhares de reais com a limpeza.

Outro fato que chamamos a atenção, é que na beira dos canais, existe uma faixa amarela, que está faixa sinaliza que ali é uma ciclo-faixa, a qual deve ser respeitada.


Mais voltemos ao assunto principal dessa postagem, a qual retrata o caminhão parado na contra-mão da via, fechando a mesma, obstruindo parcialmente a passagem de veículos na mesma por estar descarregando areia em uma obra.

Cabe a órgãos de fiscalização do trânsito, tais como SEMOB - Secretaria Executiva de Mobilidade Urbana de Belém e DETRAN-PA, com auxílio da Guarda Municipal, fiscalizar essas vias, que ajudam no desafogamento do trânsito nas principais vias, mais que por uma minoria imprudente, que não tem o ''se toque'', torna o trânsito mais lento nestas paralelas.

Mais você, indiretamente, pode ajudar a fazer um trânsito mais legal, onde todas as vias estejam sempre livres para todos os motoristas, sabe como? Compartilhando esse link para mostrar que, assim como você, nós também estamos espalhados e de olho pelas ruas de Belém e da Região Metropolitana.