Powered By Blogger

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

NA AVENIDA NAZARÉ, MOTORISTAS ESPERAM SEMÁFORO EM CIMA DA FAIXA DE PEDESTRES.

Durante a quadra Nazarena, a Avenida Nazaré ficou um caos, pior do que normalmente já: trânsito congestionado e caótico, motoristas de ônibus parando em fila dupla no ponto de ônibus localizado em frente ao Centro Arquitetônico de Nazaré - CAN, motoristas de táxi fazendo ponto na Av. Nazaré em local irregular, motoristas de carros particulares que não respeitam a sinalização de ''Proibido fechar o cruzamento'', etc.

Um fato mais absurdo, é que os motoristas, além de fecharem o cruzamento, quando o sinal fechava, e eles ficavam ''engatados'', ficavam ''engatados'' em cima da faixa de pedestres, dificultando que pedestres atravessassem a via.

É importante destacar, que durante este período, agentes da SEMOB estavam fazendo a fiscalização e orientação no local, mais que pouco fizeram para evitar o congestionamento, a fila dupla no ponto de ônibus, a parada irregular dos taxistas, etc.

Ainda é válido ressaltar, que a situação de trânsito congestionado na Av. Nazaré, nas proximidades do CAN, não ocorre somente na quadra Nazarena, pelo contrário, é algo comum, que ocorre todos os dias, dessa forma, tornando a necessidade de haver todo dia no local uma equipe de agentes da SEMOB para orientar o trânsito.

Essa necessidade vem do fato de, o ponto de ônibus localizada no CAN, ser de grande demanda, e ter uma alta procura de usuários do sistema de transporte público. Entretanto, a parada está localizada em uma das principais vias de Belém, e outras duas principais passam por ela (Av. Generalíssimo e Trav. 14 de Março), e outras duas são paralelas (Av. José Malcher e Av. Gentil Bittencourt), fazendo com que desta forma haja um efeito cascata, ou seja, a Av. Nazaré congestiona, a Av. Generalíssimo também para, ai por consequência todas as outras congestionam, até mesmo pelo fato de veículos estacionarem irregularmente na Av. Nazaré, e nas portas dos colégios localizadas na mesma, fazem fila dupla, e até tripla.

Então o que temos a declarar é que, SEMOB deve intensificar uma operação na área do CAN, iniciando com uma orientação a usuários do transporte público e motoristas de táxi, coletivos e particulares, e após um tempo de orientação começar a chamar a atenção, e isto não resolvendo, começar a tomar as medidas cabíveis. Está é a nossa solução para a ajudar a desafogar o trânsito nesta via.