Powered By Blogger

domingo, 27 de julho de 2014

COCA-COLA COMERCIALIZADA COM DATA DE VALIDADE VENCIDA!

Mês de Julho, férias, época que todo mundo viaja para os balneários atrás de sol, areia, praia, um cervejinha, ou um refrigerante para quem não ingere bebida alcoólica, e principalmente uma boa refeição, e foi durante uma dessas viagens que eu mesmo fiz, para a Ilha do Mosqueiro, que ao procurar um restaurante para almoçar, e que diga-se de passagens segundo informações seria um dos melhores do local, me deparei com uma surpresa: uma latinha, ou pior duas, pois consumi uma sem perceber, sendo vendidas com o prazo de validade vencidos.
Na primeira imagem abaixo, mostra o fundo da segunda latinha de coca-cola que pedi, e ao fundo a primeira, na qual foi que eu percebi as latinhas que estavam sendo comercializadas, eram antigas, pois se tratavam de uma promoção antiga, promoção essa que tinha ocorrido antes da Copa do Mundo 2014, realizada no Brasil (latinha semelhante a segunda imagem reproduzida da internet), promoção essa que era rotulada de ''LEVE 100 AMIGOS AO JOGO DO BRASIL''. Confiram nas imagens abaixo:



Não pretendo divulgar explicitamente o nome do restaurante em questão, cujo nome AC*****GO, localizado na principal avenida do distrito, a XVI de Novembro, trás este requinte apenas na localização e numa refeição, que a partir deste momento passou a ser duvidosa quanto a qualidade, devido a validade dos alimentos produzidos para o consumidor, uma vez que como o ditado diz; ''A PRIMEIRA IMPRESSÃO É A QUE FICA!'', e a que ficou no momento que visitei este restaurante, foi de um péssimo controle de estoque, de um desleixo com o consumidor, uma vez que uma vez que o produto estivesse fora de validade, não deveria ser entregue para ser consumido, entretanto, como conversei com um amigo, o empresário não tem nada a perder, e vende assim mesmo, e não se importa com pequenos detalhes assim.
Confira abaixo, os detalhes da latinha, que vem geralmente no fundo da mesma. Além disto, notem os amassados, que demostram que a mesma é antiga, já foi levada de um lado para o outro, etc. Não sei se vocês conseguem notar na imagem, no fundo da latinha tem as seguintes informações:(Confirmem na imagem abaixo) 

AM VAL 240514 - entende-se como a validade do produto, ou seja, estas latinhas estão vencidas a mais de 2 meses!
2 0257P251113 - numeração do lote do produto

                                      

                                     

Resultado?!
Uma conta, onde cada latinha foi cobrada no valor de R$4, onde não foi aberto mão de cobrar o consumo das mesmas, mesmo ambas estando fora da validade, e eu ainda passei mal, com enjoos, náuseas, tonturas e dores.

Ao expor o caso a um colega que já trabalhou na Fábrica da Coca-Cola, ele me informou que a Coca-Cola somente entrega o refrigerante se restar 40 dias de prazo para o vencimento, se faltar 39, 38, etc., a Coca-Cola não entrega para o empreendimento, ou seja, este produto foi entregue pelo menos, entre o dia 1º e o dia 14 de abril , o que mostra que o local tem pouca rotatividade de venda.  Na mesma ocasião, este colega me sinalizou que este tipo de situação é mais comum do que todos pensamos, que grandes redes de supermercado, por comprarem da fábrica grandes quantidades, as vezes não conseguem vender tudo antes do prazo de validade vencer, e aí? O que eles fazem? Eles raspam as informações, para que o consumidor não os encontre na embalagem, e pensem que está tudo certinho, e portanto fica uma dica: Não compre as embalagens que estejam sem informações, e reclame ao gerente ou superior da loja.

Na ocasião, haviam alguns funcionários na hora: um garçom, um churrasqueiro, um responsável pela pesagem da comida, e um responsável pelo caixa, e as cozinheiras, para quem reclamar? Ao garçom? Ao churrasqueiro? Ao caixa? Ao responsável pela pesagem? Para as cozinheiras? Todos são subordinados, e o que o dono, gerente mandar fazer, eles terão que fazer, caso contrário, correm risco de perder o emprego. 
Para quem mais reclamar? PROCON(1512)? Da TIM não completou! PM - Policia Militar? Você liga, daqui a 2h eles chegam, quando o restaurante já estiver fechado!

Precisamos, tanto no Estado do Pará, quanto no Brasil, de órgãos de fiscalização a esse nível, mais presentes, que fiscalizem mais rigorosamente, e que deem punições severas, rigorosas para restaurantes, lanchonetes e supermercados que vendam, não só latinhas de Coca-Cola vencidas, mas também outros produtos. Além disso, a própria Coca-Cola, tão renomada como é, poderia criar um destacamento para periodicamente vistoriar os locais onde seus produtos são consumidos, e caso o produto esteja vencido, achar uma maneira de reciclá-lo e substituí-lo ao empresário, desta forma, a própria Coca-Coca seria pioneira, e ficaria mas conhecida e mas confiável, pela segurança e confiabilidade que traia aos seus consumidores. É questão de cobrança: Temos que cobrar!