Powered By Blogger

quarta-feira, 2 de julho de 2014

TRANSPORTE PÚBLICO: É CADA FUNCIONÁRIO DESPREPARADO!

A aproximadamente 1 semana, peguei o ônibus BN-980.14, que faz a linha ANANINDEUA-PTE.VARGAS, pertencente a empresa Barata Transportes. Peguei o coletivo no Entroncamento rumo ao centro da cidade, e logo de cara percebi que não deveria ter subido nele: Quando subi a bordo do mesmo, percebi um som alto vindo do fundo, mas ao passar da roleta, percebi que não era só um som, era sons. Perto do cobrador, havia uma pessoa ouvindo melody, mas atrás um pouco, havia uma mulher ouvindo ''saudade'', e no fundo, um grupinho ouvindo funk. Eu particularmente estava incomodado, mas estava claro que muitos passageiros também estavam, e o cobrador ou o motorista? Nada fazem! Isso parece que se tornou algo comum, normal, em nossa cidade. MAS NÃO, não pode ser assim! 
Me lembro de minha última viagem a cidade de Curitiba-PR, e dentro dos ônibus, DE TODOS, havia um placa dizendo ''PROIBIDO O USO DE APARELHOS SONOROS SEM FONE DE OUVIDO'', e caso isso não seja obedecido, os motoristas e cobradores são obrigados a chamar a atenção do passageiro que estiver desrespeitando, se não a própria população faz isso, e se o usuário persistir, motorista e cobrador devem conduzir o ônibus até a autoridade policial mais próxima. 
Já no último domingo, dia 29.06, por volta das 20h50, quando estava a passeio no Conjunto Médice, próximo a lanchonete Puro Sabor, estava estacionando, e ao descer (óbvio que preciso abrir a porta e descer na rua), minha mãe me puxa, pois um motorista, do BD-546.02, da linha SACRAMENTA-NAZARÈ, pertencente a BELÉM RIO TRANSPORTES LTDA., vinha em alta velocidade, e passou próximo aos veículos estacionados, do qual de um deles eu estava descendo, e portanto o mesmo quase me atropela. Na hora me lembrei, que a quase 1 mês, um ônibus da mesma empresa, só que de outra linha, da 547 - MÉDICE-PTE.VARGAS, atropelou uma criança que voltava da escola no outro lado da pista onde domingo passado quase houve esse incidente, e isso me levou a diagnosticar que, motoristas de ônibus já correm quando estão em locais como a Av. Alm. Barroso, Av. José Malcher, etc., e não vão diminuir a velocidade por causa de uma criança que está atravessando a rua, ou uma pessoa que está descendo do carro, quanto mais uma lombada ''casco de tartaruga''.
Gostaria de saber, porque os ônibus carregam em sua lateral aquele número da SEMOB - SUPERINTENDENCIA EXECUTIVA DE MOBILIDADE URBANA (118) , se você liga pra lá reclamanda do fato  eles falam que vão investigar, mas acaba caindo no esquecimento? Ou a própria empresa, que tem um serviço de atendimento ao usuário  mas você liga para reclamar, e a empresa o que faz? Faz de tudo para preservar e defender seu funcionário! 
Gostaria muito de saber a opinião dos órgãos da administração pública; DETRAN, SETRANSBEL, SEMOB, PREFEITURA MUNICIPAL DE BELÉM, e outros, sobre esse fato!
Assim nunca vamos evoluir, melhorar. Só vamos melhorar quando os órgãos começarem a fiscalizar, a apurar e punir as denúncias, e as empresas fazerem o mesmo.
Até breve leitores!