Powered By Blogger

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

IRREGULARIDADES EM CICLO FAIXA NA AVENIDA PEDRO ALVARES CABRAL

 Durante a última semana, nossa equipe esteve de olho na ciclofaixa localizada na Avenida Pedro Álvares Cabral, entre Avenida Tavares Bastos e Avenida Dalva. Nas imagens abaixo, que nossa equipe flagrou na Avenida Pedro Alvares Cabral nas proximidades da Avenida Dalva, temos mais exemplos de flagrantes de motoristas, que usam e abusam, impedindo o ir e vir do cidadão.

Na primeira imagem, temos uma cena tipo de um motorista esperto, que estaciona onde dá, e não está nem ai pro pedestre. Na ocasião, o veículo, FIAT SIENA BRANCO, chapa Vermelha (táxi), está estacionado sobre a calçada, e impedindo o ir e vir do cidadão, como é possível verificar na imagem, o cidadão que é obrigado a desviar seu caminho e caminhar pela ciclofaixa que é de uso EXCLUSIVO para ciclistas, dessa forma, se arriscando.

 Na segunda imagem, flagramos um veículo, HONDA FIT CINZA, que trafegava tranquilamente pela ciclofaixa, como se fosse mais uma faixa da Avenida Pedro Álvares Cabral, sem ser incomodado por autoridades como agentes de trânsito ou policiais. Um detalhe que chama atenção, é o fato deste veículo estar transitando na ciclofaixa, faixa está destinada para uso EXCLUSIVO de ciclistas.

 Já na imagem à direita, podemos notar dois motociclistas (um deles fardado e fora de serviço) trafegando livremente pela ciclofaixa, e junto com eles, mais ao fundo, um ciclista, que pelo o que nossa equipe percebeu, ficou indignado e triste com a situação de não respeitarem o espaço destinado aos ciclistas.
A imagem abaixo, separamos pois foi que a mais nos chamou atenção diante da matéria que fazíamos. Bem ao fundo, um motociclista trafega pela contramão, é possível notar também atrás do ciclista, um veículo particular, que simplesmente pelo fato do trânsito estar parado, seguiu tranquilamente pela ciclofaixa, e caso está imagem fosse um vídeo, vocês iriam verificar uma imprudência ainda maior, pois este motorista ao chegar próximo do ciclista, passou a buzinar para que o ciclista saísse da frente, e o mesmo, assustado, se desequilibrou e quase caiu em uma poça de água que não aparece na imagem. Fora estes fatos, ainda é possível verificar a traseira do FIAT SIENA BRANCO que está parado irregularmente sobre a calçada e com parte da traseira sobre a ciclofaixa.

Gostaríamos de externar, que a maior solução para o problema vem da conscientização do motorista, e posteriormente de sua boa educação no trânsito, sabendo seu lugar. Entretanto, sabemos que a maioria não segue as normas estabelecidas pelo Código Nacional de Trânsito, e não se preocupa com as punições que podem sofrer. A solução? A solução para isso, é que em um caso como este relatado nesta matéria, os órgãos competentes (SEMOB, PMB e DETRAN) juntos como em uma parceria, fiscalizem mais intensamente, e instalem blocos de concretos para ajudar a separar a ciclovia, da pista comum de tráfego, para que assim, os ciclistas não se sinta reprimido de andar em sua bicicleta diariamente, que muitas das vezes é seu único meio de transporte, e também desta forma, incentivar o uso da mesma como veículo diário de locomoção, como forma de reduzir a poluição e o trânsito diário.