Powered By Blogger

segunda-feira, 21 de julho de 2014

LAVAR O CARRO? PARA MUITOS, SÓ SE FOR EM CIMA DA CALÇADA!

Novamente nas minhas ''idas-e-vindas'' pelas ruas de Belém, e novamente na Travessa Curuzu, me deparei com um problema muito comum em nossa cidade e na região metropolitana: moradores que estacionam seus carros em cima da calçada, impedindo o ir e vir do cidadão, e o pior, só para satisfazer vontade própria para poder lavar o carro, o que não acontece só em residencias, mas também que costumeiramente acontece em locais chamados de ''lava-jato''.
Nas imagens abaixo, um morador ou moradores de uma residência de médio para alto padrão, estacionaram seus veículos sobre a calçada, local este que é exclusivo para o trânsito de pedestres, só para que ele mesmo, ou um funcionário lavasse o veículo.
Não há muito o que relatar, apenas, entristecidamente, expor a situação, e novamente colocar em questão a falta de fiscalização dos órgãos competentes. 
Verifiquem as imagens abaixo: 




A falta de fiscalização e de leis severas, causam esse estresse no dia-a-dia do pedestre! O direito de ir e vir das pessoas, não é respeitado, e muito menos cobrado pelos órgãos aos quais cabe essa competência.
Uma maneira de inibir essa situação, é a aplicação de multas rigorosas, não só em casos como este, onde o veículo está estacionado em frente a uma residência, mas também naqueles que estejam em ''lava-jatos'' de bairro, porém, aplicar mesmo a multa, e não ficar com aquele papo furado de porque o dono do veículo ou responsável chegou dizendo que vai tirar o mesmo do local, não aplicar a infração, pois o mesmo já estava ali estacionado, e com toda a certeza o motorista estacionou ali de propósito, sabendo que é um local proibido, mas estacionou, e sabe que há um ''jeitinho brasileiro'' pra tudo, até mesmo para isso, que se continuar sendo tratado deste jeito, nunca vai se solucionar este problema.


Na mesma residência, como pode-se notar na imagem acima e em um outro dia, pode-se notar já que um veículo particular está ESTACIONADO sobre a calçada, notem a dificuldade da senhora para passar no pequeno espaço que sobrou entre a frente do carro e o portão da garagem da casa . . .
A mesma dificuldade desta senhora, eu tive, conhecidos tiveram, e muitas pessoas que passavam na hora neste local tiveram, o que é inaceitável, já que o motorista somente pode transitar sobre a calçada se for para acessar a garagem do seu imóvel, e não para estacionar e deixar ali por uma tarde inteira atrapalhando e colocando em risco a vida de todos que passam ali, já que quando não dá passar na parte estreita que fica, muitos pedestres são obrigados a se arriscar no meio da rua.


Espero que está publicação, seja levado como uma cobrança pelos órgãos competentes de fiscalizar este tipo de situação: SEMOB - Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém, e também pelo Departamento de Trânsito Nacional, no Estado do Pará - DETRAN, e que também a PMB - Prefeitura Municipal de Belém faça algo, para que isto não se torne mais comum do que já é, e zele pela melhore, para que isto diminua.