Powered By Blogger

quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

DESEJAMOS UM FELIZ NATAL A TODOS!

NATAL
O natal é uma data onde comemoramos o nascimento de nosso Senhor Jesus.

Somente no Século IV que o dia 25 de Dezembro foi estabelecido como data oficial da comemoração, pois na Roma Antiga, o 25 de Dezembro era a data em que os Romanos comemoravam o início do inverno, portanto, acredita-se que haja uma relação deste fato com a oficialização da data.

As antigas comemorações de Natal, costumavam durar até 12 dias, pois este foi o tempo que os 3 reis magos demoraram para chegar a cidade de Belém e entregarem os presentes(ouro, mirra e incenso) ao menino Jesus. Atualmente, as pessoas desmontam suas decorações natalinas após 12 dias do Natal, seguindo esta tradição.

A ÁRVORE DE NATAL
As árvores de natal e decorações, hoje são usadas em quase todo o mundo, tendo em vista decorar decorar a casa para receber parentes e amigos, mas acredita-se, que está tradição, começou em 1530, com Martinho Lutero, na Alemanha.

Certa noite, Martinho Lutero, enquanto caminhava pela floresta, observou os pinheiros, cobertos de neve. As estrelas no céu, ajudaram a compor a imagem que Lutero procurou reproduzir fielmente em sua casa, com galhos de árvores. Para decorar os galhos, Lutero usou algodão para reproduzir a neve e velas acesas para iluminar, para mostrar a seus familiares a bela imagem que presenciou na floresta naquela noite.

Está tradição foi trazida para o continente americano durante o período colonial, por alguns alemães que vieram morar na América.

No Brasil, país de maioria Cristã, as árvores de Natal estão presentes em diversos lugares, pois, além de decorar, simbolizam alegria, paz e esperança.

O PRESÉPIO
Representa um importante momento, o nascimento do menino Jesus. A cena mostra o menino Jesus, na manjedoura, os animais que ali estavam no momento de seu nascimento, e os reis magos, além dos pais de Jesus. Está tradição teve início com São Francisco de Assis, no Século XIII.

PAPAI NOEL
Estudiosos afirmam que a imagem do bom velhinho, foi inspirada num Bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia, em 280 d.C.

O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas as chaminés das casas.

Nicolau foi transformado em Santo, São Nicolau, pela Igreja Católica.

A roupa, até no final do século XIX, era apresentada na cor marrom ou verde escura. Somente em 1886, o cartunista Alemão Thomas Nast, criou uma nova imagem bom velhinho, com roupa vermelha e branca e cinto preto.

Em 1931, uma campanha publicitária da Coca-Cola, mostrou Papai Noel com o mesmo figurino criado pelo Alemão, pois eram as cores da marca de refrigerante. A campanha foi um sucesso, e ajudou a divulgar a nova imagem do bom velhinho pelo mundo.

OS PRESENTES DE NATAL
A tradição surgiu com os três Reis Magos: Baltazar, Belchior e Gaspar, que levaram Ouro, Mirra e Incenso ao menino Jesus, logo após seu nascimento.

O Ouro simboliza as riquezas da realeza e a proteção de Deus; A Mirra em óleo foi ofertada para fazer a limpeza do corpo de Jesus e protegê-lo de doenças; O Incenso foi levado para dar proteção através da Crença, da Fé e da Oração.

MORAL:
Em mais um Natal, devemos lembrar que a troca de presentes, independente de qual seja, é motivo de alegria e esperança, por dias melhores. Devemos lembrar também, de Nosso Senhor Jesus, com fé e oração, para proteção dos nossos entes queridos, mesmo aqueles que já se foram.

O Natal é época de alegria, plante essa semente, a semente da Alegria, da Paz, do Amor, da Felicidade, da ESPERANÇA!

Desejamos a todos vocês, um FELIZ NATAL!

Equipe Blog do Moraes e Face do Moraes.