Powered By Blogger

quarta-feira, 23 de julho de 2014

MANIA DE ACHAR QUE NÃO TEM PROBLEMA!

De vez em quando, aparece uma pessoa falando: ''É! Pra tudo tem um jeito.'', ou então: ''Sempre tem o bom e velho jeitinho brasileiro!''. Tudo bem que os brasileiros são conhecidos como um povo que tem solução pra quase tudo, mas não é por causa disso, que temos que deixar de seguir as regras estipuladas, já que em nossa própria residência, seguimos as regras que existem dentro dela.
Já falando do caso que venho aqui expor, no último domingo, dia 20 de julho, viajei em um dos ônibus da empresa BOA ESPERANÇA, no qual fiz a rota SALINÓPOLIS-BELÉM, saindo de Salinópolis as 18:20. Lá pelo meio do trajeto, quando tive a oportunidade de sentar em uma poltrona mais a frente, notei uma placa fixada na parte frontal, em um vidro que fica atrás da parte do isolamento da cabine do motorista, que dizia: '' NÃO coloque os pés'', porém, como sempre, existia alguém ali para não seguir esta regra.
Veja na imagem abaixo, a placa fixada pela empresa:


Pois bem, como falei anteriormente, sempre existe alguém para não seguir aquela determinação, aquela regra estipulada, e para piorar a situação, nenhum dos dois funcionários da empresa, cobrador, e tão menos o motorista que não poderia deixar de dirigir o veículo para fiscalizar algo, que na ocasião representavam a empresa, fizeram algo para impedir tal situação.
Na ocasião, uma passageira, que estava sentada nas poltronas localizadas bem a frente, bem onde estava fixada a placa de ''NÃO coloque os pés'', estava ''apoiando'' os pés ali, bem ao lado da placa.
Confira nas imagens abaixo:



Não sou contra, durante longas viagens esticarmos as pernas, que apoiemos nossas pernas em algum lugar, desde que este lugar seja apropriado, que este nosso ''apoiar'' dos pés neste local, não traga prejuízo para a empresa, como a danificação de uma peça. É uma velha mania de achar que não tem problema nisso, mas tem sim, pois pode danificar o veículo no qual você está, amanhã pode precisar de novo, e outros usam e podem vir a precisar. 
Nestes ônibus que fazem viagens inter-municipais, é comum ter embaixo dos assentos localizados na frente do seu, um tipo de pedal, para você esticar a perna e poder apoiar seus pés, entretanto, nas poltronas da frente, não existe esse pedal, mas existe um espaço maior entre o assento e a cabine do motorista. 
Agora pensem comigo: Uma pessoa que não segue uma regra básica como está, vai seguir uma mais complexa, como levantar para um idoso ou portador de necessidades especiais no transporte público? Ou deixar de estacionar em um local proibido só por ter que fazer algo? Ou quem sabe jogar lixo na rua! São coisas que uma pessoa que não segue uma simples placa de ''NÃO'', que indica que é proibido, pode fazer. Isso se chama: FALTA DE CONSCIÊNCIA! 

Não venho aqui expor este fato cobrando uma maior fiscalização de algum órgão, pois isto compete exclusivamente as empresas do ramo, neste caso, a empresa BOA ESPERANÇA, de treinar melhor seus funcionários, para que ao identificar uma situação destas, chame atenção do usuário, visando desta forma a durabilidade e conservação de seu produto, que no caso é um meio de transporte entre dois municípios.

Portanto, fica o recado para a Empresa de Transportes BOA ESPERANÇA, de treinar e orientar melhor seus funcionários, para que estes desenvolvam com excelência suas funções, e ajudem a zelar pela conservação dos veículos da empresa, e também de fiscalizar, pois pelo o que percebi os ônibus tem sistema interno de segurança através de câmeras, na qual a própria empresa pode fiscalizar se seus funcionários estão exercendo adequadamente seguindo os padrões da empresa.