Powered By Blogger

domingo, 14 de julho de 2013

AGENTES DE TRÂNSITO, AMUB, CADÊ VOCÊS NA ALMIRANTE BARROSO ?

Um dia desses, ao subir em um veículo do transporte público de nossa capital, Belém, nas proximidades do complexo do cidade folia rumo a são Brás, onde fiquei sentado nos bancos da frente do mesmo, ao me aproximar do cruzamento da Avenida Almirante Barroso com a Avenida Tavares Bastos, notei que um micro-ônibus destes que circulam para a conhecida como Nova Marituba, encostou na pista do lado para também aguardar o sinal dar prosseguimento para os veículos que estavam na via. O motorista do mesmo, em um rápido movimento e jogo de braços e mãos, enquanto com uma mão manuseava seu aparelho celular, com o outro puxou a cortina de sua janela, para então poder usufruir de seu aparelho telefônico sem que fosse incomodado. Porém, consegui registrar a imagem do mesmo usando seu aparelho celular, o que na minha visão, independente do veículo estar parado ou não, está errado, ainda mais por se tratar de um veículo de transporte de passageiros. E o fato que me deixou mais impressionado ainda, era o fato do veículo estar parado a frente dos demais veículos, ''atrás'' da faixa de pedestres, e nas proximidades não ter um agente de trânsito ou da AMUB para ir até o veículo chamar a atenção ou fazer algo para evitar este tipo de cena.


No mesmo local das cenas onde registrei as imagens do motorista do ônibus, ao voltar meus olhos para a frente, para olhar o sinal, me deparei com a imagem abaixo, onde um motociclista aguarda uma oportunidade de poder ''avançar'' o sinal tranquilamente, sem ser incomodado, já que no cruzamento da Avenida Almirante Barroso com a Avenida Tavares Bastos, o radar que existe no local foi desativado e retirado por causa das obras do BRT-Belém e no mesmo cruzamento não havia nenhum agente de trânsito ou agente da AMUB para educar o mesmo.


Alguns metros a frente, nas proximidades da SETRANSBEL, me deparei com a situação da imagem abaixo, onde um veiculo estava estacionado no ponto de ônibus (não era o veículo branco - Kombi), e por conta do mesmo estar estacionado em um local proibido, a Kombi e os demais veículos e ônibus estavam tendo que diminuir a velocidade e desviar do mesmo, o que estava causando uma pequena confusão no local. O motorista estava dentro do veículo, tranquilamente encostado próximo ao meio-fio, sem ser incomodado por nenhuma autoridade de trânsito.


E agora eu deixo a pergunta no ar: Tendo se tornado uma Autarquia, a tendência é melhorar, pois é algo privatizado. Vejo constantemente veículos novos, pickups, agentes que passam em veículos que contém apenas um adesivo em cada lateral escrito ''AMUB'' e um giroflex no teto, para poder multar os veículos que estão estacionados em locais proibidos, etc. E onde estão estes mesmos veículos e agentes nestas horas, para apenas TENTAR ENSINAR um condutor, REPREENDER um condutor que tenta avançar um semáforo e passar em um local e encostar e também dialogar com o condutor que estaciona frente ao ponto de ônibus?
Depois quando falam que a AMUB e seus Agentes são uma fábrica de multas, são por situações como estas do dia-a-dia, que podem ser facilmente resolvidas.